Recentemente, o Governo Federal fez o anúncio de uma liberação de, aproximadamente, 13 bilhões de reais em empréstimos destinados à população. No entanto, é importante deixar claro que esse crédito possui um aspecto um tanto diferenciado dos demais que estavam sendo ofertados: os juros estão extremamente baixos.
Em vista disso, acredita-se que a ideia dessa liberação é tentar prestar auxílio a microempreendedores e pequenos empresários que morem no Brasil. Dessa maneira, para conseguir esse crédito, é preciso fazer a liberação de 65 bilhões em créditos voltados a empréstimos feito por intermédio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronamp. então, esses 3 bilhões, poder-se-á fazer o empréstimo desses créditos com baixa taxa de juros.
Nessa perspectiva, conforme aponta o Governo Federal, esses empréstimos poderão beneficiar, principalmente, os microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenos empresários. Portanto, para que alguma companhia possa fazer a solicitação deste empréstimo, os juros referente aos valores recebidos serão bem menores do que os geralmente aplicados no mercado financeiro, facilitando, então, todo o precoce do sentimento de pagamento.
Por conseguinte, é importante enfatizar que o programa de crédito faz uso, como garantia para o empréstimo, do Fundo Garantidor de Operações, do Banco do Brasil.
Desse modo, todos os recursos serão do aporte do Governo Federal. Destarte, os valores de juros que estão sendo aplicados são de 2%. Um valor ínfimo comparado com o mercado. Assim, levando em consideração a taxa básica Selic, atualmente, deve bater um valor de 13,25% ao ano.
Fonte: capitalist